Os Setes – André Vianco

Livro Sobre Vampiro

Os Sete - André Vianco

Um grupo de jovens mergulhadores de uma cidadezinha do Rio Grande do Sul encontra uma caravela naufragada e dentro dela uma caixa de prata contendo sete cadáveres e avisos expressos para que eles continuassem selados. Não é preciso pensar muito para saber que são sete vampiros poderosíssimos, presos por caçadores na Portugal do século XVI e que despertarão no Brasil dos dias de hoje para continuarem seu rastro de destruição.

Mas os vampiros aqui não são só tradicionais chupadores de sangue e transmorfos em morcegos: eles têm poderes monstruosos como convocar o gelo, tempestades, acordar os mortos ou transmutar-se em lobisomem e farão uso deles para capturar novas vítimas e procurarem vingança do caçador que séculos atrás conseguiu prendê-los e distanciá-los de suas terras portuguesas.

Os vampiros aqui não escondem sua natureza de monstros. Matam sem dó, se alimentam sem remorso e lutam contra os humanos como se fossem baratas. Mas não é por isso que estão isentos de sentimentos: até determinado ponto, possuem uma aliança entre si, e como temos a oportunidade de ver o mundo pelos seus olhos, dá para criar empatia pelos personagens, em especial por Inverno e Gentil.

Os humanos são então forçados a tentar pará-los antes que o foco de destruição saia da pequena cidade – e o protagonista, Tiago, além disso, precisa salvar sua amiga Eliane, que parece atrair os monstros. Então dá-lhe exército, tiro, tática, mordida, porrada, sangue espirrando, tensão e perseguição. Para quem gosta de ação, é uma ótima pedida – assim como para quem anda enjoado de vampiros brilhantes e românticos, o pessoal aqui quer é tocar o terror.

E CLARO, tudo isso se passa no Brasil com personagens que falam português e que poderiam ser qualquer um dos leitores, além de passear por uma cidadezinha litorânea fictícia, Porto Alegre e principalmente Osasco, a terra natal do autor (e DÁ para ver a diferença quando o autor se propõe a descrever o mundo que está mais imediatamente ao seu redor).

Os Setes Livro

Mas aqui entra o mais grave defeito do livro: Dava para fazer uma boa intervenção no desfecho – que ficou um pouco arrastado porque a sequência demorou demais para se resolver – e tornar as coisas mais ágeis. O livro tem 400 páginas, mas poderia facilmente e de uma maneira mais fluida, contar a exata mesma história em 300 – o que evitaria muitas passagens em que a leitura acaba se arrastando.

Não é uma leitura que vá agradar a todos os gostos, como filmes de ação também não agradam, mas que vale para desligar a cabeça e curtir o prazer de ver as coisas explodirem.

E deu para entender perfeitamente qual apelo que torna o livro um best-seller (lembrando que não houve uma campanha de marketing na época de seu lançamento). Os Sete é um romance do autor brasileiro André Vianco, publicado em 2000 de maneira independente. André Vianco usou o dinheiro do seu FGTS para publicar a obra, inicialmente com a modesta impressão de 1000 exemplares, todos vendidos pelo próprio escritor. No ano seguinte, a Editora Novo Século se interessou e passou a publicar a obra. Inicialmente seriam apenas dois vampiros e o título seria “Os Dois”. Insatisfeito, Vianco mudou o nome para Os Sete. É seguido por Sétimo e O Turno da Noite. O livro menciona a Batalha Negra ocorrida em Belo Verde, tema central da obra O Senhor da Chuva. Uma das cenas do livro é ambientada na Rua Dona Primitiva Vianco que deu origem ao nome artístico do autor. É o livro do autor mais vendido até o momento, já tendo alcançado a marca de 100 mil exemplares.

Ah! E já ia esquecendo rs amores o ilustre André Vianco estará no Shopping Osasco Plaza, na livraria Book Stop Livraria para um super bate – papo sobre suas obras e com o convidado especial, Christian Pinkovai, autor das capas dos livros do Vianco \ooo/

André Vianco em Osasco

Os Sete

Vejo vocês por lá ; )

Bjo bjo amores ^^

Bjo bjo

Anúncios

5 comentários sobre “Os Setes – André Vianco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s