Filmes de Terror e Suspense

Sexta – feira 13.

sexta13

Tem quem ame, tem quem não está nem aí, tem quem odeie… Quem tiver gato preto, assim como eu tenho, deixo o pobrezinho preso dentro de casa pelo menos hoje, tah?! = /

Acho que o mais legal nessa data quanto tem no mês, é reunir os amigos e ou a família e ou o namorado/a para uma sessão de filmes de terror e ou suspense : O

ADORO \o/ Alguém mais? rs

Por esse motivo, separei uma seleção de filmes para você tremer, soar frio, entrar em pânico e até ficar com algum nojinho aproveitando esse dia ; )

O Exorcista (1973)

O Exorcista (1973)
Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
Por que é ótimo? É difícil para aqueles que ainda não eram nascidos entenderem o que aconteceu no mundo quando O Exorcista estreou. Paramédicos foram chamados porque pessoas estavam, literalmente, passando mal e desmaiando. Quando Regan vomita no padre, as pessoas vomitaram toda a pipoca que haviam acabado de comer. Ninguém nunca tinha visto algo como aquilo, tampouco parar de assistir. Ele ficou em cartaz por meses e meses. Desde então, milhares de filmes sobre possessão demoníaca foram lançados – graças, é claro, a O Exorcista.

Amnésia (2000)

Amnésia (2000)
Leonard (Guy Pearce) e sua esposa (Jorja Fox) são atacados por um ladrão. Ele é ferido, e a esposa morre. Agora este homem busca vingança… Essa seria uma história comum, se o personagem não sofresse de perda de memória recente, e se não fosse contada de trás para frente, ou seja, da última à primeira cena. O espectador descobre junto do herói o que realmente aconteceu.
Por que é ótimo? Christopher Nolan sabe embaralhar as passagens da história como ninguém, e neste filme usa um recurso simples, que funciona muito bem. De todas as centenas de suspenses com personagens sofrendo de perda de memória, este é certamente um dos que mais marcou o gênero.

Psicose (1960)

Psicose (1960)
Secretária (Janet Leigh) rouba 40 mil dólares para se casar. Durante a fuga, erra o caminho e chega em um velho motel, onde amavelmente atendida pelo dono (Anthony Perkins), mas escuta a voz da mãe do rapaz, dizendo, que não deseja a presença de uma estranha. Mas o que ouve na verdade algo tão bizarro, que ela não poderia imaginar que não viveria para ver o dia seguinte.
Por que é ótimo?  Até o trailer é brilhante. Em vez de mostrar cenas do filme, o diretor anda pelo set dando dicas sobre a história.

Halloween – A Noite do Terror (1978)

Halloween - A Noite do Terror (1978)
Um garoto que foi mandado ao manicônio após assassinar sua irmã foge da instituição agora que é adulto. O terror está prestes a começar na comunidade em que ele morava, onde ele começa a matar os adolescentes. Seu psiquiatra é o único que está atrás dele, por acreditar no seu poder de fazer o mal.
Por que é ótimo? Hoje em dia, filmes sobre psicopatas mascarados que perseguem adolescentes são feitos aos montes, mas em 1978 o conceito era inovador. Então John Carpenter lançou Halloween – A Noite do Terror. Só a música é capaz de te deixar aterrorizado. Não haveria Sexta-feira 13 e A Hora do Pesadelo sem este filme.

O Bebê de Rosemary (1968)

O Bebê de Rosemary (1968)
Outro clássico absoluto. Alguns fãs classificam o filme de Roman Polanski como terror, mas a atmosfera predominante é de suspense… Afinal, é difícil determinar se a pobre Rosemary (Mia Farrow) realmente foi fecundada pelo demônio, e se todos os seus vizinhos estão de fato conspirando contra ela. A dúvida é tão grande que até hoje, muitas pessoas afirmam terem visto o bebê demônio na história.
Por que é ótimo? A atuação de Mia Farrow é excelente, e a ambientação é totalmente sinistra. O tema musical, inclusive, ficou gravado entre os mais famosos da história do cinema. Vale destacar o fato de o diretor não explicar mais do que o necessário, confiando na imaginação do espectador – ao contrário de alguns suspenses cada vez mais explícitos que chegam aos cinemas atualmente.

O Iluminado (1980)

O Iluminado (1980)
Jack Torrence (Jack Nicholson) é encarregado de cuidar de um hotel vazio durante o inverno. Ele se muda para o local com a esposa e o filho pequeno, que tem o poder de enxergar os fantasmas presentes no lugar. Aos poucos, o isolamento afeta Jack, levando-o à loucura. Ele passa a atacar a própria família. Quem não se lembra da cena do machado na porta, ou das gêmeas no fim do corredor?
Por que é ótimo? Uma coleção de cenas antológicas, diálogos inesquecíveis, trilha sonora marcante e imagens com um rigor formal que só Stanley Kubrick poderia trazer. Jack Nicholson também faz uma progressão excelente, de um pai alcoólatra em recuperação e um maníaco perigoso.

Os Suspeitos (2013)

Os Suspeitos (2013)
Um dia, as filhas de Keller Dover (Hugh Jackman) e de Franklin Birch (Terrence Howard) desaparecem. Um homem suspeito (Paul Dano) é rapidamente encontrado, mas as investigações do detetive Loki (Jake Gyllenhaal) não conseguem ligá-lo ao desaparecimento. Inconformado, Keller sequestra o rapaz suspeito, e começa a torturá-lo para obter informações. Enquanto isso, Loki descobre outros fatos assombrosos por trás do rapto das garotas.
Por que é ótimo? Além de questionar a noção religiosa de justiça e de vingança, esta bela história ainda surpreende ao colocar Hugh Jackman no papel de um homem moralmente questionável. Ou seja, uma trama sombria, controversa, capaz de gerar boas discussões sobre as atitudes de cada personagem. Você seria capaz de torturar alguém para encontrar a sua filha?

Alien (1979)

Alien (1979)
A embarcação comercial Nostromo recebe uma chamada de socorro de um planeta inexplorado. Depois de procurar por sobreviventes, a tripulação vai para casa apenas para perceber que um bioforma mortal se juntou a eles.
Por que é ótimo? Há algo inexplicavelmente aterrorizante sobre qualquer filme de alienígenas. A maioria das pessoas reconhece que zumbis, fantasmas e lobisomens e demônios do inferno não existem – mas sempre houve a desconfiança de que extraterrestres estão soltos por aí. O diretor Ridley Scott é um brilhante artesão, deixando a tensão crescer aos poucos até se tornar incrivelmente insuportável.


 O Chamado (2002)

O Chamado (2002)
Rachel Keller (Naomi Watts) é uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha. Ela percebe a relação da morte dela e de várias outras mortes com um estranho vídeo, que faz com que todas as pessoas que o assistam morram exatamente sete dias depois. Intrigada com a história, ela agora precisa descobrir um meio que impeça que a profecia se realize, já que ela e seu filho assistiram ao vídeo.
Por que é ótimo? O Chamado foi bem aceito pela crítica, recebendo diversos elogios, além de ter sido considerado muito superior ao original japonês Ringu. Um dos únicos pontos em que O Chamado recebeu críticas negativas foi pelo seu final, o qual foi considerado confuso pelo público. Um meio de entender o final é revendo o filme prestando bastante atenção nas cenas em que a repórter faz uma cópia da fita para seu ex-marido.

 A Bruxa de Blair (1999)

A Bruxa de Blair (1999)
Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.
Por que é ótimo?  A sensação de perigo iminente não te  abandonava, fazendo da experiência algo tenso do começo ao fim.

O Lobo Atrás da Porta (2013)

O Lobo Atrás da Porta (2013)
Uma criança é raptada. Na delegacia, Sylvia (Fabiula Nascimento) e Bernardo(Milhem Cortaz), pais da vítima, e Rosa (Leandra Leal), a principal suspeita e amante de Bernardo, prestam depoimentos contraditórios que nos levarão aos recantos mais obscuros dos desejos, mentiras, carências e perversidades do relacionamento desses três personagens.
Por que é ótimo? Suspenses brasileiros são raros, mas o diretor estreante Fernando Coimbra conseguiu criar uma obra excelente, explorando a história real da “Fera da Penha” com bastante imaginação e construção complexa dos personagens. Ao invés de apontar mocinhos e bandidos, o cineasta tenta compreender o ponto de vista cada um. A atuação de Leandra Leal é incrível, digna dos vários prêmios que recebeu pelo papel.

Oldboy (2003)

Oldboy (2003)
Um dia, Oh Dae-su (Choi Min-Sik) acorda trancado em um quarto de hotel. Ele não sabe como foi parar lá, quem o levou, e muito menos como fugir. Este homem comum é mantido refém durante quinze anos, sem nenhuma justificativa para o seu sequestro. Quando finalmente é solto, ele tenta compreender quem é o responsável por este crime, e busga vingança a qualquer preço.
Por que é ótimo? Conhecido pelas imagens grotescas e história profundamente original. Park Chan-wook comprovou o seu talento para combinar terror, suspense e comédia com um ritmo alucinante e uma ausência de moral que diferem das grandes produções de Hollywood.

O Silêncio dos Inocentes (1991)

O Silêncio dos Inocentes (1991)
Foi dirigido por Jonathan Demme e estrela Jodie Foster, Anthony Hopkins, Ted Levine e Scott Glenn. É baseado no romance homônimo de 1988 por Thomas Harris, o segundo a apresentar Hannibal Lecter, um psiquiatra assassino em série canibal. No filme, Clarice Starling, uma jovem estagiária do FBI, procura ajuda do prisioneiro Dr. Lecter para prender outro serial killer, conhecido apenas como “Buffalo Bill”.
Por que é ótimo? Um dos maiores clássicos do gênero, o filme também ajudou a criar o lendário vilão Hannibal, e comprovou mais uma vez o imenso talento de Anthony Hopkins. Foi um dos raríssimos suspenses (com pitadas de terror, aliás) a conquistar o Oscar de melhor filme, vencendo nas cinco categorias principais.

Seven – Os Sete Crimes Capitais

Seven - Os Sete Crimes Capitais
Um assassino em série passa a escolher as suas vítimas em função dos crimes capitais: uma é gulosa, a outra preguiçosa, a outra é invejosa… Uma dupla de investigadores é escolhida para o caso: um policial veterano (Morgan Freeman) e outro novato (Brad Pitt). Enquanto buscam o responsável pelos crimes, descobrem que as suas vidas e as de seus familiares estão em jogo.
Por que é ótimo? Além de trazer uma história bastante original, o filme revelou ao mundo o grande cineasta David Fincher, que tinha poucos trabalhos no currículo. As cenas são tensas, as mortes são assustadoras, e a conclusão, envolvendo o personagem de Kevin Spacey, traumatizou cinéfilos no mundo inteiro.

Garota Exemplar (2014)

Garota Exemplar (2014)
Nick (Ben Affleck) e Amy (Rosamund Pike) formam o casal perfeito – ou pelo menos aparentam. Quando ela desaparece, no dia da comemoração de cinco anos de casamento, a casa aparece revirada, com traços de sangue e indícios de luta. Todas as suspeitas recaem sobre Nick. Aos poucos, conhecemos a verdadeira dinâmica do casal e o segredo por trás do assassinato de Amy.
Por que é ótimo? O clima de tensão deixa o público colado na poltrona do início ao fim, e a não ser que você tenha lido o livro original (ou tenha escutado os spoilers), é difícil prever as inúmeras reviravoltas da trama. Os atores estão muito bem nos papéis principais – sim, mesmo Ben Affleck – e as imagens de David Fincher são belíssimas.

Atividade Paranormal (2009)

atividade-paranormal-2007Desde criança Katie (Katie Featherston) ouve ruídos estranhos, sussurros e sente sensações inesperadas. Já adulta, ela mora com seu namorado Micah (Micah Sloat), que, meio cético quanto aos depoimentos, resolve usar uma câmera para gravar tudo o que acontece enquanto eles dormem e vivem dentro da casa. O que era para ser apenas uma forma de esclarecer o mistério torna-se uma experiência intrigante e assustadora.

Por que é ótimo? Deve ser rs pra falar a verdade nunca assisti, mas todo mundo fala que é o pior (ou é o melhor, entenda como quiser rsrsrs). Rindo de nervoso mesmo rs…

Espero que aproveitem esse dia com bons filmes ou fazendo outra coisa, mas por favor gente, que seja pelo menos na paz de Deus!!! Hun! rs em boa companhia, em fim, se alguém ai assistir ou já tenha assistido algum filme a cima ou queira indicar outros, fique a vontade, a casa é sua kkk ♥

Até a próxima. Bjo bjo

Bjo bjo

Anúncios

6 comentários sobre “Filmes de Terror e Suspense

  1. Eu sou cagona, rs.
    Não assistiria alguns da sua lista, embora eu ache filmes de terror demais, eu não consigo assistir… muito menos sozinha, ahaha.

    Garota Exemplar é incrível, já assisti diversas vezes e continuo fascinada na história… O Silêncio dos Inocentes é um dos meus filmes favoritos da vida.

    Um beijo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s