Imagem
2

Folha Seca – Vida ou Morte?

“Vivemos em um mundo em constante fluxo – dentro de uma lógica da indeterminação, da não perenidade, daquilo que é volátil e efêmero , incerto, instável e passageiro (Priscila Arante, Tudo que é Sólido, Derrete – Pág. 2)”.

Folha Seca Vida ou Morte

Qual é a interpretação que se pode dar á uma folha seca olhando, sentindo, lendo…? Para começar, já pensamos na natureza e também no homem, pois aquela folha veio de uma árvore que nasceu fruto da natureza ou talvez planejada pelo homem. Uma folha seca ao cair em um chão de capim, coberto por terra ou cair em um chão de concreto é o ciclo da vida. Pois a natureza e o mundo estão em constante transformações. Estão em mudanças de formas o tempo todo. Um objeto nunca está preso a uma unica forma, mas ao mesmo tempo conserva algumas das suas características. A leitura nos leva a identificar as varias formas de agir e o que acontece com os elementos que nos rodeiam. Agindo em um único meio geram outros elementos como reação.
Qual é a interpretação que você consegue fazer de uma folha como signo? Seu aspecto material á emoção que ela passa? Talvez de morte. E porque não vida? Compreender a realidade em nossa volta, através de todas as formas de comunicação.
A folha que você vê na imagem é uma folha. Não! Ela representa o objeto em uma imagem fiel. Ela também é a representação de algo de fora: a natureza, a árvore, a minha mão representa o homem que pode ter plantando a árvore em que aquela folha nasceu ou a mão em que a arrancou, causando sua lenta morte; A folha também cria em nossa mente o símbolo daquilo que vemos: Nos faz lembrar dos itens acima que citei durante esse texto. Percepção, sentir o movimento continuo de algo que segue um curso. Pensar, sentir, se alimentar de uma ideia e criar outra em cima dela: folha, natureza, homem, vida, morte…

2 comentários sobre “Folha Seca – Vida ou Morte?

  1. Oi, Manuelle! Esse post trouxe uma lembrança muito boa da minha infância, havia uma árvore bem próxima a minha escola que sempre tinha várias folhas caídas no chão e era uma folha bonita parecia um trevo de quatro folhas em versão grande, sempre pegava uma e colocava no meio da agenda para secar e assim que secava escrevia um pedido e guardava até que ele se realizasse. Algo me fazia acreditar que aquela folha tinha o poder de tornar o meu pedido realidade.
    Fiquei feliz com o post, bjs…Cris

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário